Group enjoying the Belize Boat Party Group enjoying the Belize Boat Party Group enjoying the Belize Boat Party Group enjoying the Belize Boat Party

Passeio de Barco pela costa de Ferragudo às Grutas de Benagil

Sumário do Passeio:

O melhor deste passeio: É uma maneira muito agradável de visitar a costa Algarvia num barco semi rígido, estável e seguro na companhia de um capitão e um guia muito experientes.

Local de partida: Ferragudo.

Rota: Ferragudo > Carvoeiro > Alfanzina > Benagil.

Duração: 1h45

Bebidas incluídas: Não, mas os passageiros podem levar água.

Comida incluída: Não, mas os passageiros podem levar comida se quiserem.

Visita dentro das grutas: Depende das condições do mar, decisão do capitão no momento da viagem, por razões de segurança.

Visita Benagil (incluindo ir dentro da gruta): Sim, mas não entra sempre na gruta, depende das condições do mar.

Sumário do Barco:

O melhor deste barco: É um semi-rígido, rápido, estável e seguro.

Tipo: Semi-rígido.

Motor ou Vela: Motor.

Capacidade máxima: 12 passageiros +2 tripulantes.

Casa de Banho: Não.

Bar: Não (os passageiros podem levar as suas bebidas e snacks se assim o desejarem).

Sumario do barco:

A melhor coisa sobre este barco: Barco pequeno e rígido que permite entrar nas cavernas e percorrer os pontos mais marcantes (depois do capitão decidir se as condições marítimas estão adequadas para isso).

Tipo: Barco de pesca tradicional, “Tamar”.

Motor ou Vela: Motor.

Capacidade Máxima: 10 passageiros + 2 tripulantes.

WC: Não

Bar: Não (passageiros podem levar bebidas e lanches se quiserem).

Venha dar um passeio de barco ao longo da costa do Algarve e participe na melhor forma de ficar a conhecer as espantosas formações rochosas, grutas e as praias escondidas daquela que é considerada uma das mais deslumbrantes linhas de costa da Europa.

O passeio na embarcação “Tamar”, com capacidade para 11 passageiros, parte de Ferragudo e a duração de uma hora, é tempo suficiente para ver alguns dos aspetos mais impressionantes deste trecho de costa.

Estes passeios são realizados durante todo o ano e são apropriados para pessoas de todas as idades, quer sejam famílias, grupos ou casais, que desejem conhecer o Algarve a partir do mar.

A excursão não só proporciona uma ótima introdução à vida marinha selvagem do Algarve, como também é uma oportunidade para descobrir novas praias e locais desconhecidos que, depois, poderá ir visitar por terra!

Relatório de passeio da escritora da Algarve Fun Sara Fernández. Sara é uma bióloga marinha e amante do mar que morou no Algarve e passou muito tempo a trabalhar em barcos de observação de golfinhos. Continua impressionada com estas criaturas magníficas, ela acredita firmemente que o turismo é uma ferramenta poderosa para a conservação. Ela adora navegar, mergulhar e mostrar aos nossos visitantes a espectacular costa do Algarve.

Foi um agradável dia de sol quando reservamos uma viagem de barco para descobrir a costa algarvia. Muitas pessoas falaram connosco sobre a fascinante paisagem das falésias e das cavernas, então nós não poderíamos perder isso.

Chegamos a Ferragudo e fomos recebidos pela equipe da recepção. Pediram-nos os nossos detalhes de reserva, a fim de fazer o check-in e poderíamos usar o banheiro antes da partida. Então, eles nos ajudaram a colocar nossos coletes salva-vidas.

Ferragudo
Vila de Ferragudo

O nosso guia, João, levou-nos até ao final do cais, onde o barco estava a nossa espera. O Tamar é um barco de pesca tradicional com capacidade para até 11 passageiros e foi restaurado e adicionou assentos confortáveis ​​para uso no turismo. O capitão, o Vasco, também é um pescador experiente cuja vida mudou com o turismo. É muito comum encontrar pescadores que trabalham em barcos turísticos durante o verão e depois voltam para suas actividades de pesca no inverno. O João estudou História na Universidade e é residente do Algarve, razão pelo qual tem um enorme conhecimento e interesse pela cultura, tradições e história da região, é surpreendente. Em primeiro lugar, ele falou-nos da segurança a bordo e, em seguida, a viagem começou!

Enquanto navegávamos em direcção ao Atlântico ao longo do Rio Arade, pudemos ver do nosso lado esquerdo o Castelo de São João d’Arade, aparentemente uma propriedade particular que foi construída no século XV para proteger a entrada do rio dos piratas. Do nosso lado direito passamos pelo Porto de Portimão, repleto de grandes iates de luxo, seguido pelo forte de Santa Catarina. Actualmente, o forte está aberto ao público e é um ponto de vista estratégico onde se pode ver toda a extensão da Praia da Rocha.

São João Do Arade Castle on the beach
Castelo de São João d’Arade

Saímos do rio e seguimos para o leste, em direcção a Benagil. João apontou para o Farol Ponta do Altar, que ainda funciona hoje em dia, como muitos outros faróis ao longo da costa do Algarve. A primeira parte da viagem vimos as falésias e as belas praias e ouvimos atentamente a explicação de como essas falésias, praias e formações rochosas foram moldadas ao longo dos séculos. Em alguns pontos podemos passar por pequenos túneis e arcos de forma descobrir antigos fósseis nas paredes. Estes fósseis pertencem a animais marinhos que habitaram nestas águas há milhares de anos.

passenger on a boat taking a picture to the cliffs
Viagem pela costa de barco a mostrar as falésias e as formações rochosas.

A história continuou com a grutas dos contrabandistas. Aqui podemos observar as passadas feitas pelo homem nas rochas por onde os contrabandistas costumavam subir com toda a mercadoria contrabandeada. Muitas grutas no sul de Portugal foram usadas como locais secretos para contrabandistas na Era dos Descobrimentos, a partir do século XV. Quando chegavam ao litoral com bebidas e tabaco, na maioria dos casos, usavam as grutas para se esconder e evitavam pagar impostos.

Em seguida, visitamos um dos destaques da viagem, a gruta do Paraíso, uma impressionante gruta aberta que parece algo saído de um filme, com várias vegetações em diferentes níveis no interior. Todos tentamos tirar a melhor foto!

paradise cave in the Algarve coast
Gruta do Paraíso

Depois de sair da gruta do paraíso, passamos pela aldeia de Carvoeiro. João apontou a capela na parte superior, Nossa Senhora da Encarnação, e mencionou que antes havia um forte ao lado. Hoje em dia poderá visitar este fantástico ponto de vista e verá os restos da do forte que ali ficaram. A partir daí, há uma passadeira de madeira que começa a fazer fronteira com a borda do penhasco até as formações rochosas conhecidas como “Algar Seco”.  Parece um atalho muito porreiro para explorar a área a partir de terra e ter outra perspectiva. Algar Seco é um lugar muito especial, cheio de rochas, cavidades e passagens por onde as pessoas podem caminhar e explorar. Há alguns degraus esculpidos na rocha para subir da água, se for corajoso o suficiente para saltar para o mar. No topo de algumas das rochas, os pescadores passavam o dia a pescar.  É muito curioso que alguns pesquem em lugares tão altos.

rock formation in Algar Seco
Boneca – formações rochosas no Algar Seco

Ao fim de várias praias, cada uma delas mais bonita que a anterior, vimos o Farol de Alfanzina, outro farol branco e vermelho com algumas grutas debaixo do penhasco. Uma dessas grutas é a gruta mais profunda de todos os tempos! Os barcos podem entrar lá dentro, mas ao final da gruta eles precisam acender uma luz. É assustador e surpreendente ao mesmo tempo.

Estávamos se a aproximar de Benagil quando visitamos outra caverna especial: a gruta dos Amantes. João explica a origem do nome, que não é historicamente relevante, mas é um nome engraçado e adequado. Com o barco na posição correta, se olhar para cima, pode ver que o algar (o buraco no topo) tem a forma de um coração. O Vasco jogou com perspicácia e conseguiu manobrar o Tamar para que todos pudessem tirar a foto do coração.

passengers on a boat during a boat trip along the coast of the Algarve
Vistas do passeio costeiro

O último ponto interessante antes de Benagil é a Praia do Carvalho. O acesso a esta praia foi cavado no penhasco para que se possa entrar através de um túnel. A história diz que foi a praia privada de Carvalho no início. Actualmente, é uma praia familiar e tem um pequeno espaço à esquerda do penhasco, onde poderá subir e depois saltar na água (com a maré alta).

E o mais aguardado destaque: a Gruta de Benagil. Mesmo ao lado da praia da pequena aldeia, encontra-se a gruta conhecida como “Algar de Benagil” ou “Catedral de Benagil”. O Vasco esperou que outros barcos recuassem e os nadadores saíssem com segurança do caminho. Uma vez que entramos devagar, o Vasco demonstrou de novo a sua perícia, mantendo o barco na praia sem ficar preso na areia, enquanto observávamos, maravilhados com a mais bela caverna. Na verdade, é tão lindo como poderíamos imaginar, embora possa estar muito ocupado nos meses de verão. Depois de ter feito o passeio conseguimos entender porquê é que ganhou prémios em várias ocasiões e por que todas as pessoas recomendaram esta viagem. A gruta de Benagil foi realmente a cereja no topo do bolo de um passeio maravilhoso. O João disse-nos que era hora de voltar e o Vasco acelerou, estabelecendo rumo para Ferragudo. Ficamos muito gratos ao João e ao Vasco por esta experiência tão incrível!

boat in Benagil Cave and several kayaks on the beach inside the cave
Gruta de Benagil em uma viagem de barco

Viagem feita em 2018 e todos os detalhes da viagem estão sujeitos a alterações.

Coloque uma Questão ou Verifique Disponibilidade para este Passeio

Este site é protegido por reCAPTCHA e a política de privacidade do Google e os Termos de Serviço são aplicáveis.